Catamarã Turismo

Mogi das Cruzes – Mogilar – Itaipu

(11) 4699-1034 | (11) 99246-7030

mogilar@catamaratur.com.br

Blog

5 carnavais pelo mundo

postado em 13 de fevereiro de 2014

Todo mundo sabe que o Brasil é a terra do carnaval, isto não é segredo para ninguém. Mas você sabia que outras cidades do mundo também possuem carnavais muito procurados por jovens e adultos? Listamos aqui cinco cidades que promovem festas bem animadas. Confira!

Veneza, Itália
Talvez o carnaval mais conhecido fora do Brasil, o carnaval de Veneza na Itália é realizado a partir de uma tradição local do século XVII. Na época, os nobres se disfarçavam com máscaras para se misturar ao público e aproveitar o evento sem qualquer constrangimento ou mesmo assédio. Foi exatamente neste momento que as tão populares máscaras de carnaval foram popularizadas em todo o mundo, inclusive aqui no Brasil em alguns bailes específicos.

As máscaras mais comuns são as maschera nobile (máscaras nobres) que representam caretas através de peças brancas. O traje completo ainda leva uma roupa de seda negra e chapéu de três pontas.

veneza-carnaval

Gostaram da fantasia? Carnaval de Veneza – Foto de Wanblee, via Wikimedia Commons.

Nova Orleans, Estados Unidos

Mais um carnaval bastante famoso fora do Brasil vem da capital mundial do jazz, Nova Orleans, nos Estados Unidos. O Mardi Gras, ou como eles chamam a “Terça-feira Gorda” é a festa que mais se aproxima do que realizamos em terras brasileiras, já que possui desfile de blocos, carros alegóricos e muita gente fantasiada. Também é um carnaval conhecido pelas máscaras de gesso e colares de continhas (que as mulheres ganham de jovens pretendentes pelas ruas da cidade).

A festa teve início na Lousiana, através de colonizadores franceses e o primeiro registro do Mardi Gras data de 1699, e desde então carrega três cores principais: o dourado representando o poder; o verde que remete a fé dos colonizadores; e o roxo que significa justiça.

mardi_gras_nova-orleans

Na capital mundial do jazz, o carnaval é protagonista durante o Mardi Gras – Foto por usuário Flickr radiate2357, via Wikimedia Commons

Colônia, Alemanha

No centro-oeste da Alemanha também tem carnaval. O Karneval tem início já em novembro, mais precisamente das 11h11 do dia 11 do 11 e vai até a quarta-feira de cinzas. Para os alemães, a festa representa a “quinta estação do ano˜ e possui carros alegóricos, marchinhas de carnaval e muitas fantasias. Regados a muita cerveja, homens e mulheres enfrentam o inverno da região com fantasias bem diferentes das brasileiras, com roupas longas para aquecer durante as noites de Colônia. Outra tradição do carnaval alemão é a distribuição de dicas e balas, legal né?

 

alemanha-carnaval

Olhando a foto, até parece que estamos em alguma rua do Rio de Janeiro, concordam? Foto por Dickbauch, via Wikimedia Commons.

Nice, França

Influenciada pelo carnaval de Veneza, a festa de Nice na França tem como marcas registradas os gigantes bonecos de papel machê, as festas de rua e a célebre Batalha das Flores, onde homens e mulheres arremessam as flores utilizadas na confecção do de carros alegóricos. Este espetáculo acontece em homenagem a uma tradição de 1876, quando carnavalescos trocam buques entre si através de suas carruagens decoradas.

 

nice-carnaval

As flores do carnaval francês representam a gentileza entre os povos e também os nobres de outros tempos. Foto por Zil, via Wikimedia Commons.

Barranquilla, Colômbia

Quem procura uma festa bem típica de outro país, o carnaval de Barranquilla é certamente uma das melhores opções. Na cidade que fica localizada a 700 quilômetros de Bogotá é possível conferir danças e ritmos característicos como a cúmbia, pito, gaita, salsa, fandango, mapalé e merecumbé. O ponto alto do carnaval colombiano é a Batalha das Flores, evento este que já vimos no carnaval de Nice. A festa é tão popular e atrai tantas pessoas pelo seu valor cultural e histórico, que a Unesco a declarou como “Obra Mestra do Patrimônio Oral e Intangível da Humanidade”.

WhatsApp