Catamarã Turismo

Mogi das Cruzes – Mogilar – Itaipu

(11) 4699-1034 | (11) 99246-7030

mogilar@catamaratur.com.br

Blog

13 jan

A cidade mais moderna do mundo: turismo em Dubai

Luxo, ouro, riqueza, construções magníficas e uma impressionante mistura de culturas. Tudo isso é Dubai, a maior cidade dos Emirados Árabes Unidos e a mais inovadora e moderna do mundo.

Construída e planejada para sedimentar as bases de uma futura economia não baseada no petróleo, Dubai se modificou para ser um dos principais destinos turísticos do planeta.

Exótica e extravagante, Dubai era apenas um simples entreposto comercial com pequenas construções à beira do Golfo Pérsico há algumas décadas. Hoje, parte integrante dos Emirados Árabes Unidos, Dubai é um dos lugares mais populares e desejados no Oriente Médio, com incríveis atrações.

Esse incrível destino surpreende a todos pela velocidade com que cresce e oferece novas oportunidades para os viajantes. A capacidade de renovação de Dubai é enorme e a vontade de atrair cada vez mais turistas mobiliza a cidade. Tudo é construído para ser o melhor ou o maior do mundo.

Onde fica Dubai?

Dubai é um emirado que fica dentro do país chamado Emirados Árabes Unidos, localizado na Península Arábica, no Oriente Médio, e que faz fronteira com a Arábia Saudita (ao sul e oeste), Qatar e Golfo Pérsico (ao norte), e Omã (a leste).

Essa nação é composta por sete emirados: a capital Abu Dhabi (segunda maior cidade do país), Dubai, Sharjah, Ajman, Fujairah, Ras al Khaimah e Umm al Qaiwain.

Du_2

Melhores lugares para turismo em Dubai

Safári no deserto

Dubai está localizado no meio do deserto e uma das experiências mais legais para vivenciar enquanto estiver lá é fazer um safári no deserto com jantar e show de dança árabe. Eles buscam os turistas no hotel e logo no início acontece um rally com os 4×4 sobre as areias escaldantes do território árido.

Depois, chegando no local do show e do jantar, existem camelos para tirar fotos. Além disso, o espaço possui narguiles disponíveis para quem gosta de fumar, roupas típicas árabes para compor fotografias e lugar para fazer tatuagem de henna. A experiência é única!

Além disso, o ponto turístico conta com experiências visuais, como a vista das dunas ao pôr do sol, e oferece várias atividades, como voar de balão ao nascer do sol e praticar sandboard.

O deserto que cerca a cidade de Dubai é destino fundamental para os viajantes que buscam paisagens naturais de tirar o fôlego.

 

Jebel Ali

Jebel Ali é o porto comercial de Dubai, localizado a 35 km a sudoeste. Começou a ser construído nos anos 70 junto à pequena vila de Jebel Ali de apenas 300 habitantes, a qual foi utilizada inicialmente para abrigar o grande contingente de trabalhadores das obras portuárias.

Com 67 berços de atracações e ocupando uma área de 134,68 km², Jebel Ali é o maior porto artificial do mundo e o grande porto do Oriente Médio, abrigando mais de 5.500 companhias cujos serviços atendem 120 países.

 

Dubai Creek

Considerada a região mais antiga, o Dubai Creek é um canal que corta o centro histórico da cidade. A paisagem é bem diferente do que se vê em bairros mais modernos, como Dubai Marina ou Downtown.

Ao norte do canal está o bairro de Deira e ao sul o Bur Dubai, onde estão concentradas as atrações históricas. Para atravessar o canal entre os dois bairros, basta pegar um dos barcos abertos, chamados de abra, que fazem o trajeto em menos de cinco minutos. Poucas coisas são tão tradicionais e populares em Dubai como tomar um desses barcos no Creek.

Uma visita ao calçadão que beira o Creek oferece um panorama geral desta região histórica, mostrando um mix de prédios modernos, lado a lado, com construções históricas recém-restauradas.

 

Al Bastakiya

Al Bastakiya é o quarteirão mais pitoresco e tradicional na região histórica de Dubai. Foi construído no século 19 por antigos mercadores persas, que se beneficiavam das flexíveis regras do comércio da cidade. Tanto que, o nome do bairro remete à cidade de Bastak, no sul do Irã.

O local é marcado por diversas casas históricas, que foram restauradas mantendo os seus traços originais. Destaque para as típicas “Torres de Vento”, Wind Towers ou Barjeel, que funcionam como antigos ventiladores naturais, e para os becos e corredores estreitos, que entrelaçados mais parecem labirintos, onde são fáceis de entrar e difíceis de sair.

Muitas das residências típicas foram transformadas em galerias de arte, museus, locais para eventos, pousadas, lojas, cafés, restaurantes, etc.

E por falar em casas típicas, não há lugar melhor em Dubai para se observar de perto os fortes traços da arquitetura islâmica residencial, do que na Al Bastakiya.

O charme fica por conta da presença de pátios internos descobertos, arborizados e bem decorados no centro de cada residência. Essas áreas foram feitas para proteger a intimidade familiar, principalmente para deixar as mulheres mais à vontade.

 

Museu de Dubai e Fortaleza de Al Fahidi

Dubai não é uma cidade com história tão antiga se comparada a outras da região. Porém, mesmo que não conte com uma herança milenar, Dubai preserva os acontecimentos passados e reconta aos mais jovens como ela se tornou um grande polo de modernidade.

No Museu de Dubai, é possível saber mais como a cidade e os Emirados Árabes Unidos se tornaram a potência que são hoje.

O museu está situado na Fortaleza Al Fahidi, um edifício defensivo construído em 1787, para proteger Dubai dos invasores. O Forte Al Fahidi é a construção mais antiga da cidade, localizado no bairro histórico.

O interior do museu é repleto de ambientes que simulam antigos hábitos e a história de Dubai. Em um passeio rápido, é possível ver fotos da antiga cidade e conhecer mais sobre a cultura emirati, especialmente sobre o período anterior à descoberta do petróleo, quando os Emirados Árabes Unidos mudaram completamente. O museu não é muito grande e a visita será rápida.

 

Gold Souk

O Gold Souk, ou Mercado de Ouro, é uma das maiores atrações de Dubai e possui uma variedade enorme de lojas que vendem ouro e outras joias valiosas.

É um dos maiores mercados do gênero em todo mundo e conta com mais de 300 lojas ligadas ao ramo. Para se ter uma ideia, mais ou menos 10 toneladas de ouro passam diariamente pelo Gold Souk.

É um local que causa falta de ar e somente vendo para admirar todo esplendor. É uma oportunidade única de ver impressionantes colares de ouro que chegam a pesar quilos cada um.

 

Spice Souk

No Spice Souk, ou Mercado de Especiarias, localizado ao lado do Gold Souk, é possível encontrar especiarias, ervas, incensos, pétalas de rosa, produtos medicinais, chás, pedras e outras mercadorias naturais.

O espaço conta com muitas lojinhas espalhadas pelas ruas do mercado. É um paraíso para quem gosta de cozinhar e experimentar novos temperos. Só o cheiro e a mistura de cores do local já valem a visita.

 

Dubai Mall

Inaugurado em 2008, o Dubai Mall, com suas 1200 lojas, 120 restaurantes e cafés, além de 22 salas de cinemas, é até hoje o maior shopping do mundo e ocupa 1,1 milhão de metros quadrados. O centro de compras é separado por áreas, como por exemplo: lojas de sapatos, joalherias ou lojas de burcas.

Nesse local, são vendidos os itens mais diversos e conta com a presença das mais renomadas grifes internacionais. Em relação à gastronomia, ela agrada aos mais diversos gostos e bolsos. A arquitetura de cada piso é diferente e única.

O maior centro comercial do mundo, que fica localizado no complexo Burj Khalifa, reserva também a incrível experiência de passear pelo Dubai Aquarium.

As atrações também se estendem para a área externa, onde acontece um lindo show de luzes e águas dançantes a cada meia hora com duração de 10 minutos cada na Dubai Fountain. O espetáculo acontece todos os dias, entre 18h e 23h.

 

Dubai Marina

A Dubai Marina é uma das regiões mais nobres da cidade, com mais de 200 prédios, entre residências, shoppings e hotéis luxuosos. É uma área sofisticada com uma vista incrível.

Além da marina, onde os iates e barcos dos milionários estão ancorados, lá perto também está localizado o The Walk, um calçadão com restaurantes, bares, lojas e cafés. É o lugar perfeito para passear sem pressa e experimentar um bom passeio de barco ou dar uma volta de bike.

 

Abu Dhabi

Ao falar em visitar Dubai não podemos esquecer da sua cidade vizinha, Abu Dhabi, a capital dos Emirados Árabes Unidos, que possui um extenso litoral com mais de 400 km.

Abu Dhabi cada dia mais investe no turismo e tem se tornado ponto de passagem obrigatório para quem está em Dubai. Algumas atrações são imperdíveis, até mesmo para quem tem poucos dias na cidade, como é o caso do Ferrari World Abu Dhabi. Além disso, é possível visitar extensos espaços culturais, centros esportivos, mesquitas, praças, shoppings e prédios ultramodernos.

Sem falar que Abu Dhabi está prestes a inaugurar uma filial do Louvre, um dos melhores museus do mundo e que vai abrir portas no Emirados Árabes Unidos. Portanto, vale a pena dar uma escapada de Dubai para também visitar Abu Dhabi.

 

Mesquita de Sheikh Zayed

A Mesquita Sheikh Zayed em Abu Dhabi foi inaugurada em 2007 e nomeada em homenagem ao Sheikh Zayed Bin Sultan Al Nahyan, o fundador dos Emirados Árabes.

É considerada a 3ª maior mesquita do mundo com capacidade de acomodar 40 mil fiéis, perde em tamanho apenas para as mesquitas em Meca e Medina, cidade sagradas dos muçulmanos na Arábia Saudita.

Tudo na mesquita encanta por tanta beleza tanto na parte interna quanto na externa. Ela traz o melhor da arquitetura e decoração islâmica num estilo moderno, usando elementos estéticos nas construções típicas: cúpulas, colunas, arabescos, mosaicos, geometria e caligrafia árabe.

Du_3

Gastronomia em Dubai

A culinária em Dubai reflete a característica cosmopolita da cidade. Com mais de 80% da população formada por estrangeiros, não é estranho que em Dubai seja possível encontrar comida típica de todo o mundo.

As opções de comida se parecem muito com as de outras cidades conhecidas por receberem gente de todo o mundo, como Nova York.

Em Dubai, você encontrará lanchonetes de sucos de frutas brasileiras (tem até açaí), passando por refinados cardápios europeus até food trucks com os clássicos burgers americanos.

O mundo está estampado nos cardápios da cidade e é possível escolher sabores de vários países enquanto estiver por lá.

Embora a gastronomia de Dubai seja bastante internacional, também é verdade que grande parte dos restaurantes serve diversos pratos árabes originários do Oriente Médio. As cozinhas libanesa, iraniana e síria estão presentes na cidade.

Entre os pratos típicos, se destacam as receitas na grelha, diversos peixes e carnes (não de porco) são preparados desse jeito.

Du_4

Documentos necessários para entrar em Dubai

Os cidadãos brasileiros não necessitam pedir visto antecipado para entrar em Dubai e nenhuma outra cidade dos Emirados Árabes Unidos. A isenção vale para portadores de passaporte comum, diplomáticos ou especiais. Vale destacar que isso não permite trabalhar ou estudar sem autorização específica.

Se você ficou tão encantado com Dubai quanto nós, aproveite a oportunidade única de conhecer este lugar + a Índia no Grupo 2020 especial da Catamarã Turismo!
Conheça o pacote Índia e Dubai clicando aqui:

Entre em contato que a gente planeja tudo pra você!

Telefone: (11) 4699-1034

WhatsApp: (11) 99246-7030

mogilar@catamaratur.com.br
Rua José Meloni, 351, loja 12, dentro do estacionamento da Itaipu, o Shopping da Construção, Mogilar – Mogi das Cruzes