Catamarã Turismo

Mogi das Cruzes – Mogilar – Itaipu

(11) 4699-1034 | (11) 99246-7030

mogilar@catamaratur.com.br

Blog

Para brincar de explorador

postado em 25 de novembro de 2013

O mistério que as cavernas inspiram é tão grande que desperta o interesse não só de cientistas e pesquisadores, mas também o de turistas que querem se aventurar e brincar de explorador.

As cavernas são ambientes que geram curiosidade e influenciam atividades em várias partes do mundo. O turismo nesses espaços já tem até nome: espeleoturismo, atividade que consiste em explorar e conhecer o interior de cavernas, grutas e lapas (lages ou pedras que formam abrigos), em caráter recreativo, com finalidade turística.

caverna-do-diabo
Caverna do Diabo – Foto via wikimedia commons

Essas formações geológicas seduzem o olhar das pessoas pela diversidade, complexidade e pelo tempo que a natureza investiu nelas, já que foram milhares de anos até que adquiriram a forma como são conhecidas hoje.

Essas visitas de espeleoturismo precisam ser programadas com antecedência, pois as estruturas e o ambiente dentro das cavernas são frágeis e a visita de um número grande de pessoas pode acabar com sua beleza. É sempre bom ter em mente que, ao conhecer uma formação geológica, sua preservação deve ser prioridade.

Como em todo o mundo, o interesse pelo espeleoturismo no Brasil tem crescido bastante. Isto se deve ao aperfeiçoamento técnico desenvolvido nas unidades de conservação do país nos últimos anos e ao aumento do número de cavernas catalogadas no sistema da Sociedade Brasileira de Espeleologia (SBE).

Na região Nordeste, dois grandes Parques Nacionais oferecem passeios às cavernas e grutas: o da Chapada Diamantina, na Bahia, onde se encontra uma das cavernas mais belas do Brasil, a Poço Azul; e o da Serra da Capivara, no Piauí, inscrito na lista de Patrimônios Culturais da Humanidade, pela Unesco.

A Toca da Boa Vista, em Campo Formoso, na Bahia, é a maior caverna do Brasil, contando com uma extensão de 107000 m. Além disso, é também a maior caverna conhecida em toda a América do Sul.

Na divisa entre os estados da Bahia e de Goiás, pode-se visitar um dos mais importantes sítios de cavernas do Brasil: o Parque Estadual de Terra Ronca, que proporciona um passeio imperdível.

No Centro-Oeste brasileiro, também há boas cavernas e grutas para se visitar. No estado do Mato Grosso, vale a pena conhecer o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães. E em Mato Grosso do Sul, a atração é a cidade de Bonito, que abriga as famosas grutas de São Miguel e do Lago Azul.

Na região Sudeste, o estado de Minas Gerais reserva bons passeios aos espeleoturistas. Na cidade de Cordisburgo há a Gruta de Maquiné; em Sete Lagoas tem a Gruta Rei do Mato; em Lagoa Santa há a Gruta da Lapinha; e em Serra da Caraça tem a Gruta do Centenário, a caverna mais profunda do Brasil.

São Paulo faz parte do circuito de espeleoturismo, dividido entre as cidades de Apiaí, Iporanga, Eldorado e Barra do Turvo. As principais cavernas do estado paulista ficam em plena Mata Atlântica, o que aumenta exponencialmente a beleza da visita, e algumas contam até com infraestrutura para a visita de crianças, idosos e pessoas com necessidades especiais.

Eldorado abriga a caverna mais famosa de São Paulo, a Caverna do Diabo. Mais de 8000 m do espaço já foram mapeados, mas somente 700 são liberados para o turismo. É uma das que mais recebe turistas dentre todas as brasileiras.

Outra atração do estado, localizada no sul de São Paulo, entre as cidades de Apiaí e Iporanga, é o Parque Estadual do Alto Ribeira (PETAR), onde há quatro núcleos de visitação, repletos de grutas e cavernas a serem exploradas, sempre com o acompanhamento de um guia especializado.

É possível encontrar boas surpresas nas cavernas até mesmo no mais urbano de todos os Parques Nacionais do Brasil, o da Tijuca, no Rio de Janeiro.

Explore as cavernas do nosso país e faça sua viagem ser inesquecível! Conte com a Catamarã Turismo para encontrar os melhores pacotes, preços e passeios. Entre em contato que a gente planeja tudo pra você!

Telefone: (11) 4699-1034
WhatsApp: (11) 99246-7030
mogilar@catamaratur.com.br
Rua José Meloni, 351, loja 12, dentro do estacionamento da Itaipu, o Shopping da Construção, Mogilar – Mogi das Cruzes

 

× WhatsApp