Catamarã Turismo

Mogi das Cruzes – Mogilar – Itaipu

(11) 4699-1034 | (11) 99246-7030

mogilar@catamaratur.com.br

Blog

Se o seu destino é… O Deserto do Atacama

postado em 12 de dezembro de 2013

vale-do-atacama

Vale do Atacama – Foto de Chronus, via Wikimedia Commons

O deserto do Atacama é um lugar de extremos: é o deserto mais alto e mais seco do mundo, pois a sua altitude varia entre 2.300m a 6.893m e a Cordilheira dos Andes funciona como uma barreira, impedindo que a chuva chegue até os seus mais de 23.439 km².

Lá as temperaturas variam de 0° a 40°, do dia para a noite literalmente. E os pontos mais altos podem ter até neve.

Há lugares tão secos a ponto de não nascer uma única grama (o famoso Vale da Morte, uma das principais atrações) e lugares exóticos, como a Salina do Atacama que abriga muitas aves andinas, como flamingos.

E por ser um deserto tão cheio de peculiaridades, não é de se estranhar que entre os passeios mais procurados estejam as lagoas do Atacama. Sim, o deserto tem lagoas! Elas se formam a partir das águas que escorrem do topo das montanhas, da Cordilheira dos Andes e dos vulcões (um deles ativo!)

deserto-atacama-montanha-gelo

Neve no topo das montanhas – Foto de Stas1995, via Wikimedia Commons

Entre os passeios aquáticos mais procurados, estão os Termas de Puritama, que são poços alimentados pelas águas quentes do rio de mesmo nome. Não contente em ter água com 30° correndo pelo seu curso, esses poços ainda ficam dentro de um cânion montanhoso, criando um cenário surreal.

Os Ojos Del Salar também precisam entrar no roteiro: dentro do Salar do Atacama dois círculos de água se acumulam dentro de duas crateras profundas e ninguém sabe ao certo a origem dessas crateras.

Vale a pena acordar cedo para contemplar o espetáculo dos gêiseres de El Tatio: entre 6h e 7h, quando ainda está bem frio e as chaminés de vapor atingem até  10 metros de altura. O passeio também inclui café da manhã e um banhozinho nas piscinas aquecidas por atividade vulcânica.

Laguna Tebenquiche from melanie johnsson on Vimeo.

E para quem sobreviver a todas essas aventuras, ainda há as lagoas de altiplano, Miscanti e Miñique, que são alimentadas pelo degelo dos vulcões de mesmo nome. Suas margens são branquíssimas e a água é azulada. E as lagoas Chaxa e Tebenquiche, um ótimo lugar para observar o pôr-do-sol e o vulcão Licancabur, com uma quantidade menor de turistas que provavelmente foram todos para o Vale da Morte ou Vale da Lua.

Definitivamente o Deserto do Atacama é um lugar de emoções fortes.

× WhatsApp