Catamarã Turismo

Mogi das Cruzes – Mogilar – Itaipu

(11) 4699-1034 | (11) 99246-7030

mogilar@catamaratur.com.br

Blog

Se o seu destino é… Maceió

postado em 27 de janeiro de 2014

Maceió, capital do Alagoas, é chamada por muitos de Caribe brasileiro, em razão das suas praias de águas claras e areias douradas que enfeitam todo o litoral da cidade.

Com um mar verde que não fica devendo em nada ao do Caribe, piscinas naturais de águas cristalinas e barreiras de corais que fazem com que as praias se tornem verdadeiras lagoas, Maceió e seus arredores conquistam visitantes à primeira vista.

A capital alagoana tem uma das orlas urbanas mais bonitas do Brasil e as praias Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca são responsáveis por grande parte do sucesso da cidade.

pajucara-maceio-viagem
Praia de Pajuçara, Maceió – Foto por Dario Sanches, via Wikimedia Commons.

Arborizada e animada dia e noite, a orla de Maceió chama a atenção pelo movimento constante de pessoas. Com venda de artesanato e barracas ótimas para curtir a praia ou a vida noturna, o calçadão da orla é o coração da cidade.

Maceió ainda tem um jeitinho de cidade do interior e ritmo menos acelerado do que outras capitais brasileiras, e esse é um de seus grandes charmes. Ainda que seja relativamente pequena, os turistas que a visitam contam com restaurantes de qualidade, boa rede hoteleira e muito entretenimento.

Dona de um charme incomparável e de belezas naturais inigualáveis, Maceió oferece aos seus visitantes tudo o que eles desejam para uma viagem dos sonhos.

Melhor época para ir a Maceió

Faz calor o ano inteiro em Maceió. Escolher quando visitar a cidade, porém, é de suma importância para o sucesso da viagem, principalmente para aproveitar as praias com tudo que elas podem oferecer.

A temperatura média anual na capital alagoana é de 25ºC, com médias que variam entre 26ºC, no verão, e 23ºC, no inverno. Ainda que no verão as temperaturas passem dos 30ºC, é um conforto saber que Maceió tem um ventinho constante, que ameniza a sensação térmica.

O verão, época de alta temporada e maior movimento, coincide com o período mais seco do ano e com águas mais claras. O inverno é o período mais chuvoso e pode propiciar preços mais convidativos.

Para evitar as chuvas, opte por não viajar entre abril e julho. Se tiver flexibilidade para escolher a data da viagem, uma boa opção é viajar em novembro, um mês seco que não é de altíssima temporada.

O que fazer em Maceió

Quem visita a capital alagoana provavelmente viaja em busca de praias e de bons dias de sol na frente do mar. Se é isso que você espera da viagem, prepare-se, pois encontrará muito mais: boa culinária, artesanato e uma atmosfera contagiante.

Uma viagem à capital alagoana deve começar com um bom passeio na orla, com paradas nas praias de Jatiúca e Ponta Verde, onde é possível admirar um belo pôr do sol e tirar uma foto com a placa “Eu Amo Maceió”.

A praia de Pajuçara, quase sem ondas, é ideal para fazer um passeio de jangada até as piscinas naturais, mergulhar com peixes e descansar tomando um sol.

Por falar em passeios, você não vai querer sair de Maceió sem fazer pelo menos um deles. As praias que ficam nas proximidades da capital são lindas, cada uma com suas peculiaridades.

A Praia do Francês chama a atenção pela barreira de corais ao longo de sua extensão, enquanto a Praia do Gunga se destaca pelos milhares de coqueiros, pelas falésias coloridas e pelo encontro do rio com o mar, o que a torna um lugar maravilhoso.
Paripueira é um bom lugar para ver piscinas naturais não tão exploradas e Carro Quebrado, para curtir a praia quase deserta. Caso queira fazer um passeio diferente, uma boa sugestão é visitar a Foz do Rio São Francisco, que fica na divisa entre Alagoas e Sergipe.

Para passar um dia bem tranquilo, uma opção é ir ao complexo Dunas de Marapé, onde é possível nadar em água doce e salgada e ainda fazer algumas atividades nas proximidades.

São tantas praias diferentes e tantos cenários belos em Alagoas, que constantemente surgem dúvidas em relação a quais passeios fazer e quais praias conhecer.

Para os amantes de boa culinária, não há motivos para preocupação. Maceió tem vários tipos de restaurantes: japonês, italiano, baiano, tapiocarias e estabelecimentos especializados em peixes e frutos do mar.

Agora, falando um pouco de vida noturna, o Maikai Show Bar, em Jatiúca, domina a noite maceioense, fazendo o público jovem se divertir com shows de pagode, MPB e pop rock. Em Ponta Verde, as barracas de praia Kanoa e Lopana promovem animados shows todas as noites.

Praias de Maceió

Maceió tem uma das orlas mais bonitas do Brasil e essa beleza se deve, principalmente, ao mar esverdeado, que muito se assemelha ao do Caribe, e aos inúmeros coqueiros plantados ao longo da orla.

Conhecer as praias da capital e fazer passeios para visitar praias do litoral sul e norte são os programas favoritos dos turistas, indispensáveis em qualquer viagem.

Na área urbana, três praias fazem sucesso: Pajuçara, dona de piscinas naturais ótimas para relaxar e ver peixes, e de águas com poucas ondas; Ponta Verde, com coqueiros lindos e que fazem boas sombras, além do mar mansinho e visual deslumbrante; e Jatiúca, com ondas mais fortes e mar agitado. Nessas praias é possível encontrar uma ótima estrutura para curtir o mar e boas barracas de praia.

No litoral sul, não muito distante de Maceió, três praias chamam atenção: a Praia do Francês, com um trecho de ondas fortes e outro de ondas fracas quando a maré está baixa; a Praia de Barra de São Miguel, que fica como uma piscininha na maré baixa; e a Praia do Gunga, considerada uma das mais belas do Brasil.

Se tiver que optar entre uma das três, vá ao Gunga, faça o passeio de buggy para ver as falésias e aproveite o encontro do rio com o mar para tomar banho de água doce e água salgada.

No litoral norte, muitas praias são visitadas pelos turistas. Paripueira tem piscinas naturais lindas e que não ficam lotadas, enquanto a praia de Tatuba é indicada para crianças. Carro Quebrado é linda pelas falésias coloridas, mas fica melhor ainda se for conhecida em um buggy.

Pontos turísticos de Maceió

Existem vários pontos turísticos em Maceió, os quais vão mais além das praias e lagoas. Desde monumentos, a museus, mirantes e teatros, a capital de Alagoas é um mundo a ser descoberto.

Para conhecer mais a fundo a história alagoana, obras de artistas locais, costumes e detalhes sobre eventos que acontecem na capital, uma ótima dica de passeio é visitar o Museu Théo Brandão, que, além de ter uma visita guiada muito interessante, está em um casarão belíssimo.

O bairro de Jaraguá, próximo de onde está esse museu, é ideal para ver construções antigas e históricas.

No centro, a dica é visitar a Catedral Metropolitana de Maceió, que engloba vários estilos arquitetônicos distintos, como o neoclássico e o coríntio. Outra opção de passeio no centro é conhecer o Palácio Floriano Peixoto, antiga moradia e área de trabalho de diversos governantes alagoanos.

No Palácio é possível fazer uma visita guiada com direito a entrada em salões com quadros e móveis antigos, além de exposições que contemplam os feitos de personalidades alagoanas.

Para admirar Maceió do alto, a sugestão é ir ao Mirante de São Gonçalo, que tem uma vista muito bonita e garante ótimas fotos. Desse lugar é possível ver o mar esverdeado banhando todo o litoral, assim como o porto e o bairro histórico.

Onde ficar em Maceió

A tarefa de escolher onde se hospedar em Maceió é tranquila. A cidade tem uma boa rede hoteleira, com preços razoáveis, e grande parte dos hotéis concentram-se na mesma região, facilitando a escolha da localização.

Juntos, os bairros de Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca reúnem a maior parte dos hotéis e pousadas da capital alagoana. Os bairros ficam na orla, colados um no outro, e são boas opções para quem quer a facilidade de chegar a alguns lugares caminhando e ter praias por perto, além da vista incrível.

Com movimento constante na praia, Pajuçara é um ótimo bairro para se hospedar e é onde ficam a Feira de Artesanato e a saída das jangadas para as piscinas naturais da Pajuçara.

Ponta Verde é conhecida por sua beleza, além de centenas de coqueiros na orla e boas barracas de praia, que são animadas dia e noite. Jatiúca, que tem um mar com ondas mais fortes, é indicada para quem prefere ficar perto da vida noturna e de bons restaurantes.

A vantagem é que, ficando em qualquer um dos bairros citados, é possível ir à praia caminhando e encontrar restaurantes sem fazer grandes esforços. Eles estão próximos uns dos outros e podem ser percorridos a pé ou de táxi, caso não queira caminhar.

Onde comer em Maceió

Peixe fresco, camarão, lagosta, tapiocas, carne de sol com nata, queijo coalho, baião de dois, cuscuz de milho, paçoca sertaneja, galinha à cabidela… ficou com água na boca só de ler? Então Maceió não irá lhe decepcionar. A cidade tem restaurantes de diversos tipos, com preços razoáveis e pratos deliciosos.

Para começar seu roteiro gastronômico, você precisa comer algo regional. Nesse quesito, enquadram-se bem os restaurantes Bodega do Sertão, que funciona como self-service e tem muitas opções de pratos, e o Picuí, com uma carne de sol muito bem servida. Outra alternativa de self-service é o Casa de Mainha, com bom custo-benefício.

Para comer camarões, o Imperador dos Camarões, com seu prato chamado Chiclete de Camarão (feito com 5 tipos de queijo) é uma boa pedida. O Janga, especializado em frutos do mar, mas com outros tipos de pratos, também tem conquistado os corações de turistas e moradores locais com suas porções bem servidas.

Se quiser ousar um pouco, o peruano Wanchako é um dos grandes destaques da cidade. Para comer boas massas, a dica é ir ao Massarela, com pratos fartos, ou ao moderno Maria Antonieta, com um ambiente gostoso e piano sendo tocado ao vivo. Se você gosta de comida baiana, então não perca o Akuaba e para comida mineira, vale a pena visitar o Divina Gula.

Tapioca é algo para se comer em todo o Nordeste e em Alagoas ela é preparada com coco. Para comer uma bem caprichada, a dica é o Maria Bonita.

Não dá para viajar para o Nordeste do Brasil e voltar para casa sem uma lembrancinha, não é mesmo?! Maceió é um ótimo lugar para comprar artesanato. Caso você faça parte do time dos que adoram encher a sacolinha de compras, encontrará boas opções na cidade.

Um dos locais mais conhecidos na capital alagoana é a Feira de Artesanato da Pajuçara, onde é possível encontrar um pouquinho de tudo: castanhas, rendas, objetos esculpidos em madeira, azulejos, panos de cozinha, etc.

Pertinho da Feira de Artesanato está o Pavilhão do Artesanato, que tem uma proposta igual a da feira, vendendo produtos do mesmo tipo, com uma ampla variedade. A vantagem desses lugares é a localização central, perto de muitos hotéis e das praias mais famosas de Maceió.

Ainda para comprar artesanato, o Mercado Central é outra boa pedida. Localizado no centro da cidade, esse mercado reúne vários artigos de decoração, indicados para usar em casa.

Por último, mas não menos importante, visite o Pontal da Barra para fazer algumas compras. Esse é o bairro onde muitas rendeiras vivem e vendem seus produtos, em especial a renda filé, típica de Alagoas.

Ao visitar o bairro é possível ver muitas mulheres tecendo suas obras e conhecer mais a fundo o processo de produção, que pode durar várias semanas para ser finalizado.

Caso o artesanato não seja muito a sua cara, a dica é ir ao Maceió Shopping ou Parque Shopping Maceió.

Ficou com vontade de conhecer Maceió? Comece a planejar sua viagem agora mesmo! Conte com a Catamarã Turismo para encontrar os melhores pacotes, preços e passeios. Entre em contato que a gente planeja tudo pra você!

Telefone: (11) 4699-1034
WhatsApp: (11) 99246-7030
mogilar@catamaratur.com.br
Rua José Meloni, 351, loja 12, dentro do estacionamento da Itaipu, o Shopping da Construção, Mogilar – Mogi das Cruzes

× WhatsApp