Catamarã Turismo

Mogi das Cruzes – Mogilar – Itaipu

+55 (11) 4699-1034

mogilar@catamaratur.com.br

Blog

passaporte
18 out

Perdi meu passaporte no exterior. E agora?

Você está curtindo sua viagem fora do Brasil e, de repente, percebe que seu passaporte sumiu. E agora? O que fazer?

A primeira atitude é ir imediatamente à polícia local e fazer um boletim de ocorrência. Depois, entre no site do Portal Consular, do Itamaraty, preencha o formulário online de solicitação de passaporte e leve junto com o B.O. até o consulado ou embaixada brasileiros para emitir um novo documento. É importante saber que essas representações geralmente não abrem aos fins de semana ou feriados e a taxa para obter um passaporte novo no exterior é o dobro da cobrada no Brasil.

O passaporte novo vem zerado, então todos os vistos que você tinha no documento antigo se perdem. O prazo para a emissão costuma variar de sete a dez dias úteis. Se o voo de retorno ao Brasil estiver marcado para antes desse prazo, em alguns países você pode pedir a emissão de uma Autorização de Retorno (ARB) ao Brasil. Esse documento fica pronto em até três dias úteis e permite ao seu titular apenas uma viagem direta para o Brasil.

Se você quiser continuar a viagem para outros países ou precisar fazer escalas ou conexões para retornar ao Brasil, precisa esperar o passaporte ficar pronto. Em casos de emergência em que não seja possível acionar o consulado brasileiro, vale entrar em contato com o Núcleo de Assistência a Brasileiros (NAB) do Ministério de Relações Exteriores (MRE-Itamaraty) pelos telefones (61) 8197-2284 ou (61) 2030-6456 ou email (dac@itamaraty.gov.br).

Ficou mais alguma dúvida? Fale com a Catamarã Turismo! Ficaremos felizes em te ajudar. ;)

Rua José Meloni, 351, no Mogilar, em Mogi das Cruzes
(11) 4699-1034
mogilar@catamaratur.combr