Catamarã Turismo

Mogi das Cruzes – Mogilar – Itaipu

(11) 4699-1034 | (11) 99246-7030

mogilar@catamaratur.com.br

Blog

Portugal Catamarã Turismo
26 fev

Portugal: o melhor destino turístico do mundo

Portugal é receptivo, acolhedor e um dos países mais incríveis para conhecer na Europa. O país, que antes ficava em segundo plano nos destinos de férias, tem chamado cada vez mais a atenção de turistas que procuram não só um destino para conhecer, mas, sim, para viver várias experiências gastronômicas, históricas e, principalmente, inesquecíveis.

Em Portugal, é possível encontrar uma grande diversidade de paisagens em um espaço relativamente pequeno, o que deixa a viagem ainda mais deslumbrante, pois em cada lugar é uma descoberta diferente e maravilhosa.
Opções de lazer variadas, extraordinário patrimônio cultural, famosa e deliciosa gastronomia, ótimos vinhos e povo hospitaleiro são alguns dos inúmeros motivos para visitar Portugal, país onde a tradição e a modernidade estão em harmonia.

Para aqueles que se interessam por cultura e arte, Portugal tem muito a oferecer no que refere-se à arquitetura, cinema, literatura ou música. Vale a pena conferir as atrações.

Viajar por Portugal é muito simples e o idioma em comum ajuda bastante. Não deixe de curtir seu belo litoral, onde a prática de golfe, windsurfe, pesca e surfe combina bem com vilas, spa e resorts de primeira linha.

Nos arquipélagos oceânicos de Madeira e Açores não só a prática de vela e mergulho é possível, mas também a observação de baleias e a degustação de pratos de pescados únicos.

O país atrai viajantes do mundo todo que fazem as melhores referências sobre ele. Estes depoimentos positivos dos turistas fizeram com que Portugal fosse, mais uma vez, considerado o melhor destino turístico do mundo pelo World Travel Awards 2018.

Clima em Portugal

O clima varia de região para região devido ao relevo, à latitude e proximidade do mar, porém é considerado bom em quase todas as épocas do ano.

Coimbra_1

No verão, as temperaturas são elevadas, mas nas cidades perto do litoral o calor é mais fácil de aguentar, já no interior, o verão é muito quente. O inverno em Portugal pode ser tranquilo e bem frio, dependendo da região. Novamente, o interior fica ainda mais gelado, podendo cair até neve, e no litoral, por conta do mar e vento, há muita umidade.

Verão: Época ótima para conhecer Portugal, principalmente para visitar as praias lindas do Algarve (ao sul do país) e fazer outros passeios durante esses meses mais quentes. Por escurecer apenas lá pelas 21h30, isso permite aproveitar melhor o dia. Mas é bom evitar o fim de julho e agosto, quando o calor pode ser forte demais.

Primavera: Sem o tumulto do período de férias, a primavera pode ser um período bem interessante. Os atrativos funcionam em horário estendido, o céu fica claro até umas 20h e o país ganha um charme extra. É ótimo para qualquer cidade de Portugal.

Outono: A terceira melhor época para conhecer Portugal é o outono. O clima é mais ameno que no verão e menos frio que no inverno. A única coisa é que o dia já não é tão iluminado e escurece mais cedo.

Inverno: Os meses de inverno são muito turísticos. Além de ser época de férias de quase todo o mundo, o Natal acaba atraindo muitos turistas. Porém, essa é a época que Portugal, especialmente em algumas regiões, fica mais desanimado. Como escurece rápido, os estabelecimentos fecham cedo. Mas há pontos positivos, como em Portugal fazer menos frio que em outros países europeus. Há, no entanto, a parte norte, onde é possível ver neve. A Serra da Estrela é um dos destaques para essa estação do ano.

Atrações turísticas em Portugal

Há opções de turismo para todos os gostos: praia, serra, campo, cidade. Tudo depende do seu estilo e do que gosta mais. Entretanto, existem alguns lugares que merecem e precisam ser visitados:

Lisboa e sua região

Lisboa, capital de Portugal, é a cidade portuguesa que mais se parece com as demais metrópoles europeias. A região da capital é a mais povoada, rica e industrializada do país.

Essa é uma das áreas mais fascinantes e fáceis de serem visitadas, principalmente para quem tem pouco tempo. Além da própria capital, Lisboa, nos seus arredores e em toda a região há muito o que ver e visitar, como cidades históricas com formosa arquitetura, castelos medievais, antigos mosteiros e um lindo litoral. As estradas são muito boas e as principais atrações ficam perto umas das outras. Além disso, a infraestrutura turística é ótima.

Lisboa_1

Sintra

Sintra é uma vila portuguesa pitoresca, localizada no centro das colinas da Serra de Sintra. O clima ligeiramente mais fresco atraiu a nobreza e elite de Portugal, que construiu palácios requintados, residências extravagantes e jardins decorativos.

Para uma cidade relativamente pequena, existe um número vasto de monumentos históricos fascinantes e atrações turísticas interessantes. A variedade de belíssimas paisagens estabeleceram Sintra como um dos melhores destinos turísticos de Portugal.

Sintra

Coimbra e as Beiras

Coimbra, localizada entre Lisboa e Porto, é uma cidade bastante simpática e animada, em razão de sua universidade, uma das mais antigas da Europa.

Coimbra é considerado o interior de Portugal, onde as pessoas têm outro ritmo de vida. Alguns pequenos povoados que fazem parte da cidade são um charme.

A região das Beiras é uma área agrícola, produtora de grãos, cortada por vários rios, como o Mondego, o Zêzere e o Dão. Ali também estão Coimbra e, aos seus arredores, Viseu, Aveiro, Guarda, Castelo Branco e a região mais alta de Portugal, a Serra da Estrela, com povoados encantadores, lindas paisagens de montanhas, lagos, castelos medievais e corredores de antigas geleiras que há dez mil anos, no final da última Idade do Gelo, escorregaram montanha abaixo dando origem a vales profundos.

Coimbra_2

Alentejo

Repleto de atrações, o Alentejo, região entre a capital, Lisboa, e a fronteira espanhola, onde fica a encantadora cidade de Évora, é uma área predominantemente rural, ocupada por grandes plantações trigais, olivais e vinhedos.
Évora é uma cidade agradável, graciosa, com um centro histórico bem conservado, e é a maior da região. Porém, todo o Alentejo possui um grande número de cidadezinhas de arquitetura típica, com casinhas caiadas, fortalezas medievais, palácios, igrejas barrocas, resquícios da época romana e até sítios arqueológicos do Paleolítico. Sem falar, é claro, de sua gastronomia e seus vinhos de excelente qualidade.

Além de Évora, existem outras belas cidades como Elvas, Beja, Estremoz e Vila Viçosa, assim como aldeias encantadoras como Castelo de Vide, Marvão, Crato e Alter do Chão, famosa por seus cavalos.

Alentejo

Algarve

O Algarve corresponde a uma faixa de terra no extremo sul de Portugal, às margens do Oceano Atlântico, onde há cidades históricas, castelos mouriscos, igrejas barrocas, palacetes renascentistas e muito mais.

O litoral do Algarve, embora diferente do brasileiro, é belíssimo, com seu mar cor de esmeralda e pequenas enseadas escondidas no meio de rochedos esculpidos pela ação do vento ao longo de séculos. No verão, fica lotado de turistas de toda a Europa em busca de sol e praia.

A culinária local baseada, principalmente, em peixes e frutos do mar é de primeira linha. Cada restaurante tem sua receita para preparar polvo, lula, ou pescado, todas deliciosas e criativas.

Algarve_1

Porto, Minho e Douro

O norte de Portugal, onde o país nasceu, tem lugares encantadores, com lindas paisagens, fortalezas e cidades que ainda conservam suas velhas muralhas.

Quem conhece a cidade do Porto e o norte de Portugal se encanta. É tanta coisa bonita e interessante para ver que você fica perdido, sem saber por onde começar. A região do Porto produz alguns dos melhores vinhos do mundo e oferece uma gastronomia muito especial.

Nos vales do Minho e do Douro ficam cidades que sempre encantam os viajantes, como a imperdível cidade do Porto, Vila Nova de Gaia, Amarante, Braga, Guimarães, Viana do Castelo, Valença do Minho, Vila Real e Bragança.

Porto_1

Praias de Portugal

Se você for viajar para Portugal durante a primavera ou o verão, sem dúvida terá que visitar as principais praias do país para ver o quanto elas são lindas e irresistíveis.

Há praias para todos os gostos, para quem vai com família, crianças, amigos e quer algumas mais badaladas ou para quem gosta de ondas e se atreve nos esportes aquáticos.

As regiões de Portugal também mudam totalmente o tipo de praia. Ao norte, elas são mais frias, ventosas e com ondas. No sul, as praias são mais protegidas pelas grandes formações rochosas e mais quentes.

Hospedagem em Portugal

Hoje em dia há muitas formas de hospedagem no mundo todo e em Portugal não é diferente. A escolha por uma das várias opções existentes varia muito de pessoa para pessoa.

Há gente que prefere ficar em hostel, hotéis baratos, hotéis de luxo, alugar apartamento, ficar em pousadas e demais preferências. A hospedagem em Portugal, no geral, é barata e muito boa. Há de tudo para todos os gostos.

Gastronomia portuguesa

Portugal é um festival de sabores. À primeira vista, tudo parece um pouco monocromático, com cardápios recheados de pescados e muitos, muitos ovos. Isso se deve em parte à terra pobre e ao clima, pouco propícios ao cultivo de frutas e verduras.

Uma segunda olhada, porém, trará algumas surpresas. Sim, sardinhas e bacalhau continuarão sendo os carros-chefes dos cardápios, mas a ampla oferta de variantes regionais são incríveis.

A gastronomia portuguesa é bastante famosa pelos frutos do mar e pelos doces à base de ovos e muito açúcar. Outros destaques são o vinho e os azeites do país.

Você pode provar todas as iguarias portuguesas, como bolinho de bacalhau, pastel de Belém e francesinha, em restaurantes por todo o país. Mesmo estabelecimentos simples fornecerão pratos muito bem elaborados, com ingredientes de alta qualidade e atendimento acolhedor.

Depois de tantas dicas incríveis, que tal começar a planejar sua viagem para Portugal? Conte com a Catamarã Turismo para encontrar os melhores pacotes, preços e passeios. Entre em contato que a gente planeja tudo pra você!
Telefone: (11) 4699-1034
WhatsApp: (11) 99246-7030
mogilar@catamaratur.com.br
Rua José Meloni, 351, loja 12, dentro do estacionamento da Itaipu, o Shopping da Construção, Mogilar – Mogi das Cruzes

WhatsApp