Catamarã Turismo

Mogi das Cruzes – Mogilar – Itaipu

+55 (11) 4699-1034

mogilar@catamaratur.com.br

Blog

santiago-de-compostela
15 ago

Santiago de Compostela: da peregrinação à beleza da cidade histórica

A cidade de Santiago de Compostela está localizada na região noroeste da Espanha e é a capital da Galiza, uma comunidade autônoma. É um lugar muito bonito, tranquilo e com vários atrativos, além de ser mais uma das muitas cidades históricas importantes da Península Ibérica.

Ela é internacionalmente conhecida por ser um dos maiores destinos de peregrinos cristãos e sua popularidade, no que se refere ao culto religioso, só é superada por Jerusalém e Roma.

Contudo, Santiago de Compostela não se parece com nenhuma outra cidade do mundo: mais do que um ponto turístico comum, é o destino final de uma das maiores rotas de peregrinação cristã do mundo, o Caminho de Santiago.

Na década de 1980, a cidade foi nomeada pela UNESCO como Patrimônio Mundial. Ainda naquela década, foi acrescentado nessa lista o Caminho de Santiago, já categorizado pelo Conselho da Europa como primeiro itinerário cultural do velho continente.

Santiago de Compostela está em belíssimo estado de conservação. Lá, você irá encontrar muitos monumentos e, para os mais religiosos, a tumba do apóstolo Santiago Maior, a razão de toda a história de peregrinação. Mas a cidade reserva mais surpresas, como você verá a seguir.

Simbolo-Santiago

 

Caminho de Santiago

Os Caminhos de Santiago foram muitos ao longo da Idade Média. Hoje em dia, o mais tradicional sai da França, seguindo pelo norte da Espanha até Santiago de Compostela.

Há quem faça a peregrinação desde o início da rota, ainda em território francês, a mais de 800 quilômetros de Compostela. Outros iniciam a jornada de locais mais próximos, no País Basco, ao norte da Espanha. Porém, para todos eles, o destino é um só: essa bonita e curiosa cidade cercada de espiritualismo e energia.

Ao longo da rota, seja ela qual for, é possível fazer check-ins em diversas cidades e ganhar carimbos em suas credenciais. Antes de realizar a viagem, você precisa escolher a rota e a extensão dela – se quer começar a partir de seu início, o que envolve uma caminhada de mais de um mês, ou se prefere rotas menores.

Travel-1

 

Catedral de Santiago de Compostela

A Catedral de Santiago de Compostela é um dos templos católicos mais antigos e imponentes da Espanha. Foi construída entre os anos 1075 e 1128, e possui arquitetura românica, característica da época das primeiras cruzadas e de um tempo no qual a influência romana ainda era nítida na Santa Sé.

Algumas reformas ao longo dos séculos somaram elementos góticos e até barrocos ao templo, especialmente em sua parte interior, mas a estrutura da obra foi mantida e segue preservada.

No interior da igreja, há um conjunto de edificações à esquerda, chamado de Palácio de Gelmirez, onde há exposições de tempos em tempos. A antiga área do claustro, à direita, abriga hoje o Museu Catedralício, onde toda a história do templo e também do apóstolo Santiago Maior podem ser conferidas pelos visitantes.

download

 

Praça do Obradoiro

A Praça de Obradoiro é o ponto de encontro dos milhares de peregrinos que chegam à cidade, sendo um dos principais pontos turísticos. Os visitantes admiram a paisagem do local, refletem e descansam.

Além de enorme e com uma bela visão da catedral, a praça abriga o Hostal dos Reis Católicos, um belo edifício construído a pedido dos próprios Reis Católicos para hospedar os milhares de peregrinos, e também acomoda o Paço de Raxoi, prédio-sede do governo da Galiza.

praça

 

Centro Histórico de Santiago de Compostela

O Centro Histórico é uma das áreas mais turísticas de Santiago de Compostela. O local é como um museu que nos leva numa viagem no tempo: o empedrado das ruas, os edifícios imponentes de centenas de anos de idade, a luz que reflete nas pedras e a força que a religião possui. Cada rua oferece detalhes ainda mais fascinantes que a anterior, fazendo o passeio ser uma experiência inesquecível.

Vale conhecer a interessante Capela de Ánimas, um templo erguido no século XVIII. Sua arquitetura é muito similar às acrópoles romanas e gregas, com imensas colunas e uma fachada particularmente estreita. Outra dica de lugar para visitar é o Centro Galego de Arte Contemporânea, distante apenas algumas quadras da Praça do Obradoiro.

centro_historico

 

 

Parque Alameda

Um dos parques mais bonitos de Santiago de Compostela, o Parque Alameda está localizado junto ao Centro Histórico. É composto por três regiões distintas: o passeio da Alameda, o passeio da Ferradura e a carvalheira de Santa Susana.

O parque data do século XIX e, além da sua beleza e grande variedade de flora, também oferece maravilhosas vistas sobre a cidade e vários edifícios antigos como um coreto, a igreja do Pilar ou a Capela de Santa Susana.

É bastante verde, com diversas espécies de árvores. Conta também com fontes, o que fazem com que seja um parque ideal para um passeio fresco e agradável com a família e os amigos.

parque_alameda

 

Gastronomia

A culinária em Santiago de Compostela é outra parte essencial na visita à cidade. A gastronomia galega conta com muitos produtos relacionados ao mar, como marisco, frutos do mar e alimentos raros de se encontrar em outras regiões da Espanha.

Vale a pena destacar os doces da cidade. O mais famoso e que você não pode deixar de experimentar é a Torta de Santiago, feita com amêndoas. É vendida em diversos lugares da cidade (e por diferentes preços). Há também algumas bebidas típicas, em especial alguns licores, que valem a pedida.

download_(1)

 

 

Depois de tantas dicas incríveis, que tal começar a planejar sua viagem para Santiago de Compostela? Conte com a Catamarã Turismo para encontrar os melhores pacotes, preços e passeios. Fale conosco!

 

Rua José Meloni, 351, no Mogilar, em Mogi das Cruzes

(11) 4699-1034

mogilar@catamaratur.com.br