Catamarã Turismo

Mogi das Cruzes – Mogilar – Itaipu

(11) 4699-1034 | (11) 99246-7030

mogilar@catamaratur.com.br

Blog

24 dez

Seis destinos naturais incríveis no Brasil

O Brasil é uma mistura exuberante de beleza natural, cultura especial, charme acolhedor e destinos incríveis que permeiam tudo isso. Com seu extenso território, o país é palco de diversas paisagens naturais formidáveis. De norte a sul, não faltam cenários deslumbrantes para visitar.

Então, se a sua ideia de viagem perfeita é entrar em contato direto com a natureza, aproveite as infinitas opções de lugares maravilhosos localizados no Brasil. Adote o ecoturismo como prática de viagem e deslumbre-se com trilhas, cachoeiras, rios, lagos, cavernas, formações rochosas, tantas outras belezas.

Para te ajudar na tarefa de escolher o destino perfeito para se aventurar no turismo de natureza, separamos 6 lugares fantásticos, que garantem experiências únicas e inesquecíveis, cercados de cenários espetaculares e encantadores.

Jalapão – TocantinsJalapaojpg

Localizado na região Centro Oeste, o Tocantins é o lugar perfeito para quem gosta de conhecer paisagens naturais, praticamente intocadas pelo homem, e se surpreender com a beleza e diversidade do Brasil.

E é lá que está um dos tesouros mais incríveis do país: o Parque Estadual do Jalapão. Com águas cristalinas, chapadões e um clima único de Savana, o local é o principal destino turístico do Tocantins, com paisagens que variam desde matas densas a áreas com dunas douradas e vegetação árida.

O Jalapão é lar das belezas naturais mais interessantes e espetaculares que nosso país tem a oferecer, incluindo imponentes cachoeiras (como a Cachoeira da Velha); os fenômenos que são os fervedouros, que formam piscinas nas nascentes dos lençóis freáticos (destaques para Buritizinho e Bela Vista); e as curiosas formações rochosas esculpidas pelo vento (como a Pedra Furada).

Para que toda sua exuberante natureza permaneça intacta, o isolamento de sua localização é necessário, por isso, o Parque Estadual ainda é pouco visitado devido à dificuldade de acesso, mas a recompensa de horas na estrada é a possibilidade de ver cenários de tirar o fôlego.

Além disso, por ser isolado dos centros urbanos, o Jalapão tem dentro de si um ecossistema preservado e belíssimo para quem quer um contato inesquecível com espécies e plantas distintas.

Chapada dos Veadeiros – Goiáschapada-dos-veadeiros

A Chapada dos Veadeiros, conhecida popularmente como Berço das Águas, graças as suas nascentes de águas puras e cristalinas, tem o poder de encantar todos que visitam esse atrativo turístico, localizado a noroeste do estado de Goiás.

As atrações estão espalhadas por algumas cidades da região: Alto Paraíso de Goiás, São Jorge e Cavalcante. Com tanta beleza e uma energia única, é impossível não ficar apaixonado por esse lugar, que é um dos melhores destinos de ecoturismo do Brasil e que atrai turistas do mundo inteiro.

Com paisagens lindíssimas e várias riquezas naturais, a Chapada dos Veadeiros une tudo aquilo que os aventureiros amam: cachoeiras escondidas, trilhas entre a mata, rios cristalinos, águas termais, vales, abismos, mirantes naturais, cânions, formações rochosas de mais de um milhão de anos e uma diversificada flora e fauna.

Toda essa beleza é Patrimônio Mundial da UNESCO, que ganha um charme extra com a fama de seu esoterismo, pois além de abrigar cristais de quartzo e pinturas rupestres, o destino tem uma fama mística, em função do Paralelo 14, a linha imaginária que atravessa Machu Picchu, no Peru, e que também corta o município Alto Paraíso de Goiás.

Por estes e vários outros motivos, é considerado uma fonte de fortificação e curas espirituais para os místicos, espiritualistas, hippies, naturalistas, entre outros.

Monte Roraima – RoraimaRoraima

Cercado de misticismo e fascínio, o Monte Roraima é o sétimo ponto mais alto do Brasil, com 2.875 metros de altitude, na tríplice fronteira entre Brasil, Guiana e Venezuela.

Devido as suas características únicas, o Monte Roraima atrai aventureiros e exploradores apaixonados do mundo todo, que percorrem as trilhas que levam ao topo da montanha.

Não bastasse a altura, o lugar impressiona pela paisagem, uma das formações geológicas mais antigas do planeta, com mais de dois bilhões de anos. É possível, inclusive, observar a dimensão do poder do tempo a partir das fendas e abismos, encontrados em seu platô, que foram formados pela ação do vento e das chuvas.

Além disso, o Monte Roraima conta com paredões enormes, cachoeiras, lagos e formações rochosas em formatos curiosos. O monte tem o topo plano, com falésias de até mil metros de altura, inúmeras cavernas e vegetação que inclui as famosas plantas carnívoras e as mais de 400 espécies de bromélias.

Mesmo estando em uma região remota da América do Sul e da dificuldade do trekking até o topo do Monte Roraima, atingir seu cume é uma gigante recompensa quando se tem a oportunidade de admirar algumas das mais belas e deslumbrantes paisagens e vistas panorâmicas do planeta.

Chapada das Mesas – Maranhão

Situada no sul do Maranhão, próximo à divisa com Tocantins, a Chapada das Mesas é um importante Parque Nacional que preserva e protege toda a natureza da região.

O Parque foi criado em 2005 para preservar a biodiversidade dos biomas brasileiros do cerrado, caatinga e da floresta amazônica em seus 160 mil hectares de área.

Graças a sua grande quantidade de atrativos, a Chapada das Mesas foi considerada um dos destinos com um dos maiores potenciais do Brasil para o ecoturismo.

Alguns deles, aliás, são verdadeiros patrimônios naturais, como suas formações rochosas de mais de 60 milhões de anos, que possuem formatos de mesas e, por isso, deram origem ao nome do local; o Rio Tocantins, um dos mais importantes do país, pois age como divisor natural dos estados do Maranhão e Tocantins; o Santuário da Pedra Caída, cartão-postal da região e complexo turístico mais longo do Brasil, com cachoeiras, cânions e poços; entre tantas outras paisagens admiráveis.

A região da Chapada das Mesas é conhecida ainda pela prática do turismo de aventura, que engloba as atividades de rapel, trilhas e a observação de aves endêmicas da região sul do Maranhão.

Com tudo que tem a oferecer, a Chapada das Mesas é um verdadeiro paraíso para quem ama ecoturismo e quer se conectar com a natureza.

Serra do Roncador – Mato Grosso

Uma área de cerrado repleta de belezas naturais e muito mistério, a Serra do Roncador, que recebeu este nome devido ao encontro do vento forte da região com os imensos paredões originando um som que lembra um ronco ininterrupto, é, até hoje, um dos lugares mais desconhecidos e pouco explorados do país e um dos tesouros turísticos de Mato Grosso.

Encravada no ponto mais central do Brasil, em meio à floresta amazônica do estado do Mato Grosso, a Serra do Roncador é formada por uma cadeia de montanhas da era plutônica, que se estende por aproximadamente 800 km, desde o município Barra do Garças, sua porta de entrada, até a Serra do Cachimbo, no estado do Pará.

Por se tratar de um planalto, a Serra é composta por inúmeras formações rochosas, algumas muito imponentes, como os paredões e chapadões, e outras um tanto curiosas, como as cavernas e grutas com galerias, estalactites, estalagmites e pinturas rupestres de milhares de anos, além de lagos subterrâneos e cachoeiras, sem contar a sua imensa cordilheira que serve de divisor natural das águas dos rios Araguaia e Xingu.

A exuberância e riqueza natural da Serra do Roncador faz valer muito a pena qualquer esforço. Suas trilhas são um exemplo disso, pois, apesar das caminhadas serem em terreno em grande parte íngreme e acidentado, levam a alguns dos atrativos mais fantásticos da região, com paisagens magníficas.

Serra da Capivara – Piauí

Conhecer a Serra da Capivara é fazer uma viagem no tempo. O lugar possui uma das maiores coleções de arte rupestre do mundo, com mais de 600 sítios arqueológicos e mais de 35 mil pinturas rupestres de até 12 mil anos, que retratam animais e cenas da pré-história, como rituais, danças e caça.

Dentre os mais de 600 sítios, 170 são abertos à visitação. Eles guardam marcas e detalhes da vida das antigas sociedades que ocupavam a região, que segundo estudos podem ser de até 100 mil anos atrás.

Considerada uma espécie de “Disney da Pré-História”, em função do seu grande número de atrativos, a Serra da Capivara é um ambiente propício para a observação da fauna e flora da caatinga, caminhadas ecológicas, passeios de bike, escaladas e rapel, além de visitas às centenas de sítios arqueológicos, cavernas e grutas.

Também é possível admirar a diversidade visual dessa área, como planaltos, chapadas, morros, serras, serrotes, planícies e cânions, que foram ocasionados devido a sua localização entre duas formações geológicas: Bacia Sedimentar Piauí-Maranhão e Depressão do Médio São Francisco.

Devido a essa grande importância histórica e arqueológica, e também por ser considerado um museu a céu aberto com cenários únicos ao seu redor, o Parque Nacional da Serra da Capivara, que ocupa uma área de 129 mil hectares, espalhada pelos municípios de São Raimundo Nonato, São João do Piauí, Coronel José Dias e Canto do Buriti, foi tombado como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.

O que acha de conhecer um desses destinos naturais maravilhosos? Conte com a Catamarã Turismo para encontrar os melhores pacotes, preços e passeios. Nós planejamos todos os detalhes da viagem para você. Entre em contato conosco!
Telefone: (11) 4699-1034
WhatsApp: (11) 99246-7030
mogilar@catamaratur.com.br
Rua José Meloni, 351, loja 12, dentro do estacionamento da Itaipu, o Shopping da Construção, Mogilar – Mogi das Cruzes

× WhatsApp