Catamarã Turismo

Mogi das Cruzes – Mogilar – Itaipu

(11) 4699-1034 | (11) 99246-7030

mogilar@catamaratur.com.br

Blog

Fora do Continente: Fernando de Noronha

postado em 3 de outubro de 2013

O Arquipélago de Fernando de Noronha mexe com o imaginário de muitos brasileiros, sendo um dos destinos mais famosos do país. O lugar tem fama de ser um paraíso na Terra.

Algumas das praias de Fernando de Noronha são as mais bonitas do Brasil. A água tem uma coloração incrível e a vida marinha é tão rica que é quase impossível descrever.

Fernando_de_Noronha_Pernambuco_Brasil

Fernando de Noronha – Foto: photo pantai via wikimedia commons

Com 21 ilhas e ilhotas, apenas 17 km² e a menor BR do Brasil, há quem duvide que Fernando de Noronha mereça todos os elogios que recebe, mas é tudo verdade. A beleza do lugar é inquestionável!

Quando se fala em natureza, preservação e biodiversidade, o distrito, que pertence a Pernambuco, está de parabéns. Noronha é considerado Patrimônio Mundial da UNESCO e sua área está dividida entre a APA (Área de Preservação Ambiental) e o Parque Nacional Marinho, que fazem a proteção do lugar.

O mergulho com cilindro é considerado um dos melhores do mundo e, mesmo nas praias, você pode nadar entre pequenos tubarões, golfinhos e tartarugas. Basta um mergulho pelas águas cristalinas da Baía do Sancho ou um snorkel na Baía dos Porcos para entender a magia de Noronha.

As praias com areias douradas e águas quentes e calmas, recortadas em meio a grandes formações rochosas, parecem ter sido desenhadas à mão. A mistura de tons verdes, azuis-claros e escuros do mar são o cenário perfeito para quem busca tranquilidade e um pouco de inspiração.

Fernando de Noronha é um santuário ecológico e justamente por isso o acesso turístico é limitado e deve ser planejado com antecedência, pois são cobradas taxas pela permanência diária e a quantidade de visitantes é controlada.

Ao visitar esse paraíso, fique o máximo de dias que puder: ande, conheça, explore e se encante com esse lugar que, orgulhosamente, faz parte de nosso país.

Melhor época para ir a Fernando de Noronha

Fernando de Noronha é um lugar tão incrível que, independentemente da época escolhida, será uma viagem prazerosa. No entanto, o tempo e as condições do mar variam ao longo do ano. Escolher uma época para viajar é também escolher que Noronha você encontrará.

Os nativos dizem que Noronha tem duas estações: uma seca (de agosto a fevereiro) e uma chuvosa (de março a julho). Porém, estar na época de chuvas não significa que vai chover todos os dias. São chuvas esporádicas e mesmo nesse período você desfruta de bons dias de sol.

Para quem gosta de surfar, os meses de dezembro a março são bons, mas janeiro e fevereiro são os melhores, com ondas tão boas que fazem a ilha ser conhecida como o Havaí brasileiro.

Já para quem é do time do mergulho ou prefere um mar tranquilo, o ideal é viajar em setembro e outubro, quando o mar está calmo e a visibilidade chega a 50 metros.

A temperatura média em Noronha é de 28°C e ao longo do ano ela se mantém estável. O mar, além de limpo, está sempre na casa dos 24°C.

Praias de Fernando de Noronha

Quando se pensa em Noronha, o mar é seu maior atrativo. As águas nas ilhas do arquipélago são cristalinas, feitas de um misto de tons esverdeados que, conforme aumenta a profundidade, oscilam entre tons de azul.

A ilha está dividida entre Mar de Dentro, a parte voltada para o Brasil, e Mar de Fora, a parte contrária, voltada para a África. No Mar de Dentro ficam as praias do Sancho, Baía dos Porcos e Cacimba do Padre.

O Mar de Fora tem mais pedras e menos praias, entre elas o Sueste, onde se faz um dos melhores mergulhos com snorkeling de Noronha (com sorte é possível ver tartarugas e tubarões por ali), e a Praia do Leão, onde há a desova das tartarugas.

O que fazer em Fernando de Noronha

As principais atividades em Noronha giram em torno do mar. Basta sair um sol para que todos os turistas queiram ir à praia para curtir um mergulho refrescante. No entanto, também é possível fazer passeios incríveis de bugues.

Quem quer se surpreender com água cristalina e visual paradisíaco não pode deixar de ir à Praia do Sancho ou à Baía dos Porcos. Já para quem quer ficar perto do centrinho, ir à Praia da Conceição é a melhor ideia. Essa praia é um point na ilha, especialmente no fim de tarde.

Um passeio realmente imperdível é o de barco, que permite conhecer o Mar de Dentro, praticamente de ponta a ponta. O trajeto costuma incluir uma parada para banho na Praia do Sancho e com sorte é possível admirar golfinhos acompanhando a embarcação durante a atividade.

Noronha é considerado um dos melhores locais no Brasil para praticar mergulho, por isso é essencial reservar um dia para fazer a atividade com cilindro ou mesmo com snorkeling e aproveitar toda a pureza da água e a diversidade marinha. Peixes, golfinhos, tartarugas e pequenos tubarões podem ser observados na Praia do Sueste ou na Praia do Porto.

Para aqueles que gostam de aventura, vale a pena fazer o agendamento de uma das trilhas que o Parque Nacional Marinho oferece. O planejamento desse passeio deve ser feito com alguns dias de antecedência e algumas trilhas requerem a presença de um guia.

A trilha da Atalaia curta não precisa de guia e é bem fácil de fazer; já a Atalia longa, que tem cerca de quatro horas de duração, é mais puxada, mas igualmente bela.

Para quem deseja ver paisagens lindas e se sentir realmente no paraíso, o Ilhatour é perfeito. Por meio dele é possível ter uma visão geral da ilha, visitar as principais praias e conhecer a história do lugar.

O Ilhatour pode ser feito de forma privada ou em grupo e é sempre melhor se feito no começo da viagem, pois assim dá para ter uma noção do que Noronha oferece e de que áreas quer explorar mais a fundo.

Mais para o final do dia, uma ótima opção de lazer é apreciar o pôr do sol a partir do Bar do Meio, do Forte Nossa Senhora dos Remédios ou do mirante do Boldró. Ambos têm um visual deslumbrante.

À noite, uma boa pedida é sair para jantar em um dos ótimos restaurantes que a ilha possui. Para quem prefere uma noite mais animada, a dica é dançar no Bar do Cachorro, um dos locais mais conhecidos da ilha para desfrutar a vida noturna.

Se quiser conhecer um pouquinho mais de como funciona a preservação na ilha ou dos animais que podem ser conhecidos no mergulho, não deixe de visitar o Projeto Tamar, que durante a noite tem palestras educativas.

E caso queira descobrir um pouco mais sobre espécies de tubarão, vá ao Museu do Tubarão. A região do museu tem um visual muito bonito e ainda é o ponto de partida para admirar o Buraco da Raquel, um abertura formada numa rocha que fica na beira do mar.

Onde comer em Fernando de Noronha

Em Noronha, os restaurantes possuem cardápios diversificados. As maiores atrações dos menus são aquelas retiradas do mar: peixes, mariscos, camarões e lagostas.

A pesca é permitida de modo artesanal e feita apenas após o limite do Parque Nacional Marinho, o que sempre garante pratos fresquinhos nas mesas dos restaurantes. Mesmo sendo uma ilha pequena e com estrutura limitada, a oferta de restaurantes e pratos é bem grande.

Para almoçar desfrutando de um visual incrível da praia do Porto, a dica é almoçar no restaurante Mergulhão, que tem pratos bem servidos, ou a pousada Maravilha, que também tem um visual muito bonito.

Se quiser comer uma moqueca, a sugestão é o restaurante Tricolor, que serve uma das melhores da ilha. Para um almoço já no fim da tarde ou para tomar bons drinks, vá ao Bar do Meio, que tem um visual lindo no pôr do sol.

Para o jantar, uma boa dica é ir ao Varanda, que tem um cardápio extenso, ou ao restaurante da pousada Triboju, que tem um ambiente muito bem decorado.

Se a ideia é comer rapidamente ou ir a um self-service, vá para a Vila dos Remédios, onde fica o Empório São Miguel e o Flamboyant. Na vila também fica o Cacimba Bistrô, que tem um cardápio com massas, carnes, saladas e frutos do mar.

O programa mais famoso é o Festival Gastronômico da Pousada do Zé Maria, ele acontece todas as quartas e sábados, a partir das 20h30, e reúne uma grande variedade de pratos com destaque para a paella, camarões, frutos do mar e peixes frescos pescados pelo próprio dono da acomodação.

Depois de tantas dicas maravilhosas, que tal começar a planejar sua viagem para Fernando de Noronha? Conte com a Catamarã Turismo para encontrar os melhores pacotes, preços e passeios. Entre em contato que a gente planeja tudo pra você!
Telefone: (11) 4699-1034
WhatsApp: (11) 99246-7030
mogilar@catamaratur.com.br
Rua José Meloni, 351, loja 12, dentro do estacionamento da Itaipu, o Shopping da Construção, Mogilar – Mogi das Cruzes

× WhatsApp