Catamarã Turismo

Mogi das Cruzes – Mogilar – Itaipu

(11) 4699-1034 | (11) 99246-7030

mogilar@catamaratur.com.br

Blog

Um novo olhar: Instituto Moreira Salles, Rio de Janeiro

postado em 24 de setembro de 2014

Sempre que pensamos em turismo no Rio de Janeiro, pontos turísticos como o Cristo Redentor, as praias de Ipanema e Copacabana e os arcos da Lapa são os primeiros que vêm na nossa cabeça. Porém, a cidade carioca tem muito mais a oferecer além desses pontos tradicionais, um deles é o Instituto Moreira Salles, que merece um novo olhar.

Localizado no bairro da Gávea, na zona sul, o Instituto Moreira Salles ocupa a antiga residência da família do falecido banqueiro Walther Moreira Salles, que morou por um tempo na cidade.

A cidade maravilhosa tem atrações famosas no mundo todo e também outras pouco conhecidas. Foto via Wikimedia Commons.

A cidade maravilhosa tem atrações famosas no mundo todo e também outras pouco conhecidas. Foto via Wikimedia Commons.

Projetada e construída entre 1948 e 1950, a propriedade é um registro da arquitetura moderna, sendo ela própria um atrativo para os visitantes. A casa foi desenhada por Olavo Redig de Campos e os jardins desenhados, cercados pela Mata Atlântica, foram feitos por Burle Marx. Esse é um daqueles locais que ficam para sempre na memória de quem tem o prazer de visitar.

A residência teve sua inauguração em 1951, mas foi em 1999 que se tornou a sede do Instituto Moreira Salles do Rio de Janeiro. Ela foi adaptada para seus novos fins, abrigando salas de exposição e de aula, biblioteca, auditório, cafeteria, restaurante, lojas de arte e ateliê.

Fundado por Walther Moreira Salles, o Instituto Moreira Salles é uma entidade civil sem fins lucrativos, criada em 1990, que tem por finalidade exclusiva a promoção e o desenvolvimento de programas culturais. Suas principais áreas de atuação são a fotografia, a literatura, o cinema, as artes plásticas e a música brasileira.

A entidade prefere atuar fundamentalmente em iniciativas que ela própria concebe e executa. Além disso, também prioriza projetos de médio e longo prazos, o que significa escapar da fugacidade dos eventos, desenvolvendo programas regulares voltados para a formação e o aprimoramento do público.

Impossível não se encantar com a arquitetura do local. Foto Halley Pacheco de Oliveira, via Wikimedia Commons.

Impossível não se encantar com a arquitetura do local. Foto Halley Pacheco de Oliveira, via Wikimedia Commons.

O local é referência cultural em todo o mundo e conta com centros culturais localizados em três estados brasileiros: um no Rio de Janeiro, um em Minas Gerais (Poços de Caldas) e outro em São Paulo.

O Instituto Moreira Salles do Rio de Janeiro apresenta exposições, filmes, shows e, além disso, abriga acervos de fotografia, música, literatura, artes plásticas e iconografia. O espaço tem uma programação sempre interessante, e em que o próprio Rio de Janeiro com frequência é destaque.

Quem visita o local ainda pode conferir a Reserva Técnica Fotográfica, de padrões e tecnologia internacionais, e a Reserva Técnica Musical, que abriga o Centro Petrobras de Referência da Música Brasileira.

A visitação é de terça a domingo, das 13h às 20h, e sábados, domingos e feriados das 11h às 20h. No local há estacionamento gratuito e também diversas linhas de ônibus (170 / 158 / 592 / 593 / 591). O endereço é Rua Marquês de São Vicente, 476 – Gávea, Rio de Janeiro (RJ). Para mais informações, o telefone de contato é (21) 3284-7400 e o e-mail: ims@ims.com.br

O que acha de conhecer essa e outras atrações lindíssimas do Rio de Janeiro? Conte com a Catamarã Turismo para encontrar os melhores pacotes, preços e passeios. Entre em contato que a gente planeja tudo pra você!

Telefone: (11) 4699-1034
WhatsApp: (11) 99246-7030
mogilar@catamaratur.com.br
Rua José Meloni, 351, loja 12, dentro do estacionamento da Itaipu, o Shopping da Construção, Mogilar – Mogi das Cruzes

× WhatsApp