Catamarã Turismo

Mogi das Cruzes – Mogilar – Itaipu

(11) 4699-1034 | (11) 99246-7030

mogilar@catamaratur.com.br

Blog

Um novo olhar: Parque Del Capricho, Madri

postado em 7 de abril de 2014

Caprichado até no nome, o Parque El Capricho, localizado em Paseo de la Alameda de Osuna, na capital espanhola, é o antigo jardim dos Duques de Osuna, um lugar onde a aristocracia de Madrid assistia concertos e peças teatrais, fazia passeios de barco, retirava mel de diferentes tipos de abelhas e brincava no labirinto de plantas.

A exuberante vegetação é característica do clima da região, formando um cenário único em Madrid. Foto via Wikimedia Commons
A exuberante vegetação é característica do clima da região, formando um cenário único em Madrid. Foto via Wikimedia Commons

Foi construído entre 1787 e 1839 por ordem da duquesa de Osuna, Maria Josefa Pimentel. O projeto inicial foi do arquiteto da corte francesa na época, Paul Boutelou, que teve a sensibilidade de combinar diferentes escolas arquitetônicas para fazer desse parque um lugar único não somente na França, mas também em toda a Europa.

Ele foi fundado como lugar de recreação para a duquesa se distanciar de suas obrigações diárias, mas Maria Josefa Pimentel frequentou o espaço apenas no período das obras, já que ela faleceu antes de ver o projeto terminado.
O parque teve uma história conturbada após a morte dos Osuna, passando pela mão de várias famílias diferentes, servindo de Bunker durante a guerra civil espanhola e ficando semiabandonado até 1999, quando foi reformado e reaberto.

A exuberante vegetação formada por carvalhos, lilases e azevinhos é uma das provas que é possível descobrir preciosidades mesmo fora dos tradicionais pontos turísticos das grandes cidades.

O Parque El Capricho é o único jardim da época do romantismo que se conserva em Madrid. Trata-se de um dos parques mais bonitos da cidade.

Influências inglesas, italianas e francesas podem ser percebidas e admiradas nas pontes, pavilhões e fontes em toda a extensão do parque, além de alamedas, passagens, pontes e um lindo rio artificial que contorna o jardim.

O espaço abriga tordos, rouxinóis e outras aves que encontram lá um abrigo com grande diversidade de alimentos. No lago central, patos e cisnes exibem sua natação ao lado de um mosaico caprichado em forma de flor.

O parque conta com uma extensão de 14 hectares ao longo dos quais há três tipos de jardins, que foram construídos por “capricho” da Duquesa de Osuna e é daí que vem o seu nome.

parque_del_capricho-madri
As esculturas estão distribuídas em todo o parque, criando um encanto a cada descoberta. Foto via Wikimedia Commons.

O jardim de estilo francês lhe dá um caráter refinado, enquanto o italiano oferece o encanto do movimento da água e a decoração de fontes e estátuas. O estilo inglês é o que marca a maior parte do parque, revelando-se selvagem e cheio de vida como a própria natureza.

O Parque del Capricho, declarado Jardim Histórico Artístico desde 1942, conta com uma grande quantidade de atrativos que o tornam visita obrigatória. Alguns dos espaços de destaque do parque são o Cassino de Baile, onde se celebravam grandes festas; o Templo de Baco, um espaço rodeado por colunas jônicas que é uma das zonas mais românticas; e o Labirinto dos Arbustos, que durante os anos 40 foi destruído por um avião que realizou um pouso forçado.

Outro ponto de interesse do parque é o palácio, construído no século XVIII, que teve de ser restaurado após a ocupação francesa. A Casa de la Vieja, uma casa de campo completamente equipada, que conta até mesmo com bonecos em tamanho real representando seus habitantes, também chama bastante atenção.

O que acha de conhecer essa e outras atrações de Madrid? Conte com a Catamarã Turismo para encontrar os melhores pacotes, preços e passeios. Entre em contato que a gente planeja tudo pra você!
Telefone: (11) 4699-1034
WhatsApp: (11) 99246-7030
mogilar@catamaratur.com.br
Rua José Meloni, 351, loja 12, dentro do estacionamento da Itaipu, o Shopping da Construção, Mogilar – Mogi das Cruzes

× WhatsApp