Catamarã Turismo

Mogi das Cruzes – Mogilar – Itaipu

(11) 4699-1034 | (11) 99246-7030

mogilar@catamaratur.com.br

Blog

Um novo olhar: Pinacoteca di Brera, Milão – Itália

postado em 6 de maio de 2014

Situada no primeiro andar do antigo Palácio de Brera, em Milão, na Itália, a Pinacoteca di Brera faz parte do complexo que reúne outras instituições, como a Academia de Belas Artes, a Biblioteca Braidense e o Jardim Botânico, o que faz dessa instituição cultural uma das mais importantes da cidade.

O Palácio de Brera foi um convento de jesuítas no século XVI, porém, durante a dominação austríaca em Milão, a imperatriz Maria Teresa da Áustria baniu os jesuítas e, no século XVIII, a Pinacoteca de Brera nasceu ao lado da prestigiada Academia de Belas Artes com objetivos didáticos: deveria constituir uma coleção de obras para auxiliar na formação dos estudantes, que poderiam usar esses materiais como modelos.

milao-pinacoteca
Já na entrada da Pinacoteca di Brera, um cenário digno das obras de arte que o interior reserva. Foto via Wikimedia Commons.

Com a chegada dos franceses, por vontade de Napoleão, nos primeiros anos do século XIX a Pinacoteca se transformou em um museu que tinha a intenção de expor as obras mais significativas dos territórios conquistados pelas armadas francesas. Em particular, abrigou numerosos quadros e afrescos descolados que pertenciam às igrejas e conventos banidos pelo novo governo.

Diferentemente de outros museus, como a Pinacoteca Ambrosiana, o museu Poldi Pezzoli ou o Bagatti Valsecchi, a Pinacoteca de Brera não nasceu de uma coleção privada, mas de um acervo do governo.

No final do século XIX, a pinacoteca ficou independente da Academia e, desde então, sua coleção não parou de crescer. As trocas, doações e aquisições prosseguiram ao longo dos anos e hoje a Pinacoteca de Brera é considerada uma das melhores coleções de arte de toda a Itália e uma das mais importantes galerias da Europa.

milao-pinacoteca-caravaggio
A Ceia em Emaus, de Caravaggio é um dos exemplos do valor cultura da Pinacoteca. Foto via Wikimedia Commons.

A Pinacoteca conta com mais de 400 trabalhos de diferentes estilos, como neoclássico, napoleônico e romântico. As obras estão organizadas cronologicamente e reunidas em função da escola à qual pertencem ao longo das 38 salas do espaço.
Mesmo Milão tendo vários pontos turísticos muito famosos e sendo o ponto de encontro de turistas de todo o mundo que procuram a elegância europeia em cafés, restaurantes, igrejas góticas e hotéis luxuosos, vale a pena também um novo olhar sobre a cidade, principalmente para a Pinacoteca di Brera. Um passeio por lá é uma excelente forma de aprender sobre a história da arte italiana.

O local é aberto ao público de terça a domingo, das 8h30 às 19h, e a entrada custa 10 euros (inteira) e 7 (meia). O endereço é Vila Brera, 28, Centro – Milão, Itália.

Agora que você já conhece um pouco sobre a Pinacoteca de Brera, o que acha de começar a organizar sua viagem para Milão? Conte com a Catamarã Turismo para encontrar os melhores pacotes, preços e passeios. Entre em contato que a gente planeja tudo pra você!
Telefone: (11) 4699-1034
WhatsApp: (11) 99246-7030
mogilar@catamaratur.com.br
Rua José Meloni, 351, loja 12, dentro do estacionamento da Itaipu, o Shopping da Construção, Mogilar – Mogi das Cruzes

× WhatsApp