Catamarã Turismo

Mogi das Cruzes – Mogilar – Itaipu

+55 (11) 4699-1034

mogilar@catamaratur.com.br

Blog

canada1
03 mai

Viajar de trem pelo Canadá: conforto e belas paisagens

Viajar de trem pelo Canadá é uma ótima opção para se locomover entre cidades sem enfrentar trânsito ou filas de embarque e apreciar as belezas naturais do país, que é rico em paisagens de tirar o fôlego com montanhas rochosas, rios, lagos e animais típicos.

Diferente do Brasil, onde a linha ferroviária é responsável pelo transporte de muitas pessoas percorrendo curtas distâncias (pensando na grande extensão do território brasileiro), os trens canadenses são utilizados para atravessar o país, cruzando centenas ou até milhares de quilômetros.

Sabendo disso, é comum imaginar que a viagem seja cansativa, mas não precisa se preocupar: você aproveita todo o caminho com conforto. Os vagões são bem estruturados, com espaço para esticar as pernas e locais para tomar um café ou fazer um lanche a hora que quiser, sem contar o excelente serviço de bordo.

Além disso, todo o percurso vale ainda mais a pena ao olhar para fora das janelas. As paisagens deslumbrantes deixam qualquer turista admirado e são verdadeiras “obras de arte” da natureza. Inclusive, os trens trafegam a uma velocidade reduzida para permitir que você aprecie a vista.

Se quiser descansar em uma pousada ou visitar algum ponto turístico específico que esteja na rota, você pode fazer um stopovers nas cidades. Isso significa descer do trem, dar uma volta para conhecer o território e pegar o próximo. Ou seja, o passeio é completo!

 canada2

VIA Rail Canada: operadora de trens no Canadá

VIA Rail é a principal empresa de trens do Canadá e opera mais de 500 trens por semana em 12.500 quilômetros de ferrovias, o que abrange 450 comunidades em todo o país. A companhia foi criada pelo Governo há mais de 40 anos com o objetivo de oferecer um meio de transporte público seguro e eficiente.

Atualmente, são oferecidas 19 rotas que cruzam a extensão canadense, passando entre as principais cidades. Entre elas, Toronto-Vancouver, Ottawa-Montreal, Montreal-Quebec, Toronto-Montreal, Toronto-Ottawa, Toronto-Niagara Falls e outras.

Além dela, a Rocky Mountaineer, maior companhia ferroviária privada de luxo do mundo, também oferece quatro rotas pelas províncias do oeste do país. A companhia oferece ótimos trens panorâmicos luxuosos, que incluem refeições gourmet, bebidas e snacks, janelas amplas, assentos reclináveis e serviço de primeira qualidade.

 

Trajetos VIA Rail

Québec-Windsor (Corridor)
Os trens do Corridor levam você até as atrações mais modernas da costa lesta, permitindo que você desfrute das diversas culturas e pontos históricos desde Quebec até Windsor. Nesse trajeto, você pode embarcar e desembarcar nos centros, acessar gratuitamente o Wi-Fi a bordo e aproveitar refeições leves e serviço de lanches no bar com um cardápio completo de vinhos.

Toronto-Vancouver (The Canadian)
Uma das mais lendárias jornadas pelo Canadá: são três dias e quatro noites a bordo, cruzando uma incrível floresta boreal refletida nos brilhantes lagos do norte de Ontário e as incríveis pradarias e montanhas que são de tirar o fôlego. O The Canadian oferece aos passageiros dois tipos de classe: Econômica e Sleeper Plus. O elegante ambiente e as luxuosas cabines fazem a viagem ser uma experiência única.

Montréal-Halifax (The Ocean)
O trem parte de Montreal logo que o sol se põe e chega à baía de Chaleur na manhã seguinte. Depois do café da manha, lições sobre armadilhas para lagostas, navios fantasmas e tradições acadianas são oferecidos no vagão Park.

Winnipeg-Churchill
O trem percorre 1.700 km para a ampla o norte de Manitoba em dois dias. Ao longo do caminho, a paisagem muda de uma majestosa pradaria para a imponente floresta boreal, dos frios lagos de taiga até a congelante beleza da tundra. Você pode ver as baleias, admirar as brilhantes luzes do norte, e, do final de setembro até meados de novembro, ver os ursos polares em seu hábitat natural.

Jasper-Prince Rupert
Dois dias de viagem para se encantar com as espetaculares vistas do Parque Nacional Jasper, as incríveis montanhas canadenses, a encantadora costa do Pacifico, além de acampamentos e serras rústicas que complementam a paisagem dos lagos.

Montréal- Jonquière
Ao norte da região de Quebec, o trem te leva a uma viagem entre rios e florestas com conforto e segurança. As viagens em classe econômica têm um ambiente relaxante e um serviço de bordo atencioso.

Montréal-Gaspé
A viagem noturna com destino para a ponta da península de Gaspé percorre o leste ao longo do rio St. Lawrence e passa pelo Vale do Matapédia e Chaleur Bay, a baía considerada uma das mais bonitas do mundo. O trem também dá acesso às maravilhas naturais do Parque Nacional Forillon.

Sudbury-White River
Ideal para uma viagem tranquila, essa rota atravessa rios e florestas em conforto e segurança. As viagens são em classe econômica e oferecem um ambiente relaxante e um serviço de qualidade.

Montréal-Senneterre
Apenas em classe econômica, você também vai desfrutar de um ambiente relaxante e um serviço de qualidade, com refeições, lanches rápidos e bebidas disponíveis para comprar no trem. No bilhete apenas está incluso carregar 2 peças de mão e 3 peças de porão por pessoa.
Dicas para viajar de trem pelo Canadá

Se você se interessou pela viagem de trem pelo Canadá, não esqueça de se planejar. O primeiro detalhe é o roteiro. Prefira percursos sequenciais, que não exijam que você retorne a um determinado ponto para dar prosseguimento à sua viagem.

Além disso, é necessário também calcular o tempo que passará em cada destino – tudo depende do tempo total de sua viagem pelo Canadá. Uma dica importante é hospedar-se perto das estações para não ter imprevistos. Os trens costumam ser muito pontuais e não esperam ninguém.

As bagagens também devem ser bem planejadas. Muitas vezes, os limites chegam a ser menores do que os determinados pelas companhias aéreas. É muito importante verificar o que cada empresa de trens exige. A maioria dos trechos da VIA Rail Canada, por exemplo, geralmente aceitam uma bagagem de mão de até 11.5kg mais uma mala grande de até 18kg ou duas pequenas com 11.5kg cada por pessoa.

 

Se você procura uma agência de turismo completa em Mogi das Cruzes para garantir um passeio sem dores de cabeça e aproveitar o máximo de tempo no Canadá, venha até a Catamarã Turismo. Nós fazemos todo o planejamento da sua viagem e encontramos os melhores preços e condições de pagamento.

Telefone: (11) 4699-1034

E-mail: mogilar@catamaratur.com.br