Catamarã Turismo

Mogi das Cruzes – Mogilar – Itaipu

(11) 4699-1034 | (11) 99246-7030

mogilar@catamaratur.com.br

Blog

Acrescente na Agenda – Projeto Tamar

postado em 18 de dezembro de 2013

O Projeto Tartarugas Marinhas, mais conhecido como Projeto Tamar, foi criado em 1980 pelo antigo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal (IBDF), que mais tarde se transformou no conhecido Ibama ou Instituto Brasileiro de Meio Ambiente.

dez milha2_1
Foto fonte Projeto Tamar

O nome Tamar foi criado a partir da combinação do começo das palavras TArtaruga MARinha, abreviação que se tornou necessária, na prática, por conta do espaço restrito para as inscrições nas pequenas placas de metal utilizadas na identificação das tartarugas marcadas para diversos estudos.

Desde então, a expressão Tamar passou a designar o Programa Nacional de Conservação de Tartarugas Marinhas, executado pela Fundação Pró-Tamar, instituição não governamental, sem fins lucrativos, fundada em 1988 e considerada de Utilidade Pública Federal desde 1996, que é a principal executora das ações do PAN – Plano Nacional de Ação para a Conservação das Tartarugas Marinhas no Brasil do ICMBio/MMA.

A Fundação Pró-Tamar foi criada para executar o trabalho de conservação das tartarugas marinhas, como responsável pelas atividades do Projeto Tamar nas áreas administrativa, técnica e científica; pela captação de recursos junto à iniciativa privada e agências financiadoras; e pela gestão do programa de autossustentação. Essa união do governamental com o não governamental revela a natureza institucional híbrida do Projeto.

O Tamar conta com patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, apoios e patrocínios regionais de governos estaduais e prefeituras, empresas e instituições nacionais e internacionais, além de organizações não governamentais. Mas é fundamental, sobretudo, o papel das comunidades litorâneas onde está presente e da sociedade civil em geral, que participa e colabora com o Projeto, individual e coletivamente.

Hoje, é reconhecido internacionalmente como uma das mais bem-sucedidas experiências de conservação marinha e serve de modelo para outros países, sobretudo porque envolve as comunidades costeiras diretamente no seu trabalho socioambiental.

As principais missões dessa iniciativa estão ligadas à pesquisa, conservação e manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas que utilizam o litoral brasileiro para se alimentar e se reproduzir, todas ameaçadas de extinção.

O Projeto Tamar atua como um padrão de conservação animal para o resto do planeta, pois age de forma imediata, sem intermediários, com os grupos que habitam a costa marítima brasileira.

Ele protege cerca de 1.100km de praias, em 26 localidades em áreas de alimentação, desova, crescimento e descanso das tartarugas marinhas, no litoral e ilhas oceânicas, em nove estados brasileiros.

Nem todas as bases do Projeto são abertas à visitação, mas nas regiões litorâneas com potencial turístico, o Tamar mantém Centros de Visitantes que funcionam como núcleos de sensibilização e educação ambiental, além de oferecerem lazer, entretenimento e serviços.

Esses Centros, juntamente com as lojas, são estruturas fundamentais de geração local de emprego e renda, arrecadam recursos para as ações de conservação das tartarugas marinhas e são importantes meios de comunicação com a sociedade.

Abaixo você encontra a lista das bases que aceitam visitantes e oferecem programação educacional, exposições e tanques que abrigam tartarugas, tubarões e outros animais marinhos:

Praia do Forte (BA)
Avenida Farol Garcia D’Ávila, s/n
Aberto todos os dias, das 08h30 às 18h

Arembepe (BA)
Estrada Geral do Projeto Tamar, s/n
Terça-feira, das 13h às 17h
De quarta-feira a domingo, das 9h às 17h

Fernando de Noronha (PE)
Alameda do Boldró, s/n
Aberto todos os dias, das 8h às 22h

Oceanário de Aracaju (SE)
Avenida Santos Dumont, 101, Atalaia
Aberto todos os dias, das 09h às 21h

Regência (ES)
Rua Principal, s/n, Vila da Regência
De terça-feira a domingo, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Vitória (ES)
Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, nº 700A
Aberto todos os dias no verão, das 8h30 às 18h

Ubatuba (SP)
Rua Antonio Atanázio, 273, Jardim Paula Nobre
De domingo a quinta-feira, das 10h às 18h
Sexta-feira, sábado, feriados e férias escolares, das 10h às 20h
Durante o período letivo, fecha às quartas-feiras para manutenção

Florianópolis (SC)
Rua Professor Ademir Francisco, s/n, Barra da Lagoa
Aberto todos os dias, incluindo feriados, das 9h30 às 17h30

Programando alguma viagem para o litoral brasileiro? Reserve um tempo no cronograma e aproveite para visitar uma base do Projeto Tamar. Entre em contato com a Catamarã Turismo. Nós planejamos tudo pra você!

Telefone: (11) 4699-1034
WhatsApp: (11) 99246-7030
mogilar@catamaratur.com.br
Rua José Meloni, 351, loja 12, dentro do estacionamento da Itaipu, o Shopping da Construção, Mogilar – Mogi das Cruzes

WhatsApp